CM Mangualde

“Portugal Interior, uma Geração Depois” debatido em Mangualde


A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolheu hoje (19 de maio) a V edição das jornadas da Misericórdia. Sob o tema “Portugal Interior, UMA GERAÇÃO DEPOIS”, debateu-se o setor social: factos, desafios e escolhas. A iniciativa tinha como objetivo perspetivar o futuro e contribuir para fazer as escolhas que melhor se adequem às necessidades dos nossos territórios. A abrir a sessão marcaram presença José Tomás, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, Ana Abrunhosa, Presidente da CCDR-C, Manuel de Lemos, Presidente da União de Misericóridas Portuguesas, João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde e Claudia Joaquim, Secretária de Estado Segurança Social.

 “Sociedade, demografia e políticas da população”, com moderação de Luis Miguel Ginja, Provedor da SCM de Fornos de Algodres, foi o primeiro painel em conferência. Os temas em destaque foram a “Evolução demográfica dos territórios do interior para o próximo quarto de seculo. Antevisão do impacto cultural social e económico” por Maria Luis Rocha Pinto, Professora investigadora na Universidade de Aveiro, a “Carta Social, rede de serviços e equipamentos do interior… O caso do distrito de Viseu…”, por Ana Paula Marques do Instituto da Segurança Social de Viseu e “Portugal interior -Politicas de população, desenvolvimento e coesão territorial ”, por Ana Maria Pereira Abrunhosa, professora. Seguiu-se o painel sobre os  “Modelos de respostas sociais: serviços de proximidade, inclusão e inovação social”, moderado por Infância Pamplona, Provedora da SCM de Santar. Foi a vez de se abordar temas como o “Empreendedorismo e inovação social: um desfio para as IPSS … ”, por Michael Baptista, Provedor da Misericórdia de Penalva do Castelo e os “Modelos de respostas Sociais no epicentro do envelhecimento”, por Carlos Andrade, Vice-Presidente da União da Misericórdias Portuguesas.

A tarde arrancou com o painel “Escolhas ao encontro da modernidade e qualidade com sustentabilidade”, moderado por Adelino Costa, Provedor da SCM de Viseu. “Os custos da qualidade e da modernidade”, por Ignácio Martin, Professor Investigador na Universidade Aveiro, a “A antevisão do financiamento do modelo de apoio social do próximo quarto de seculo”, por Mota Soares, Deputado da Assembleia da República e “Capacitar a ação das IPSS do Interior com sustentabilidade”, por Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, foram os temas em análise.

Após a conferência realizou-se uma vista à Igreja da Misericórdia e Ermida da N. Sr.ª do Castelo e ao Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho de Mangualde. O evento terminou com uma Jantar conferência, no Solar de Almeidinha, que contou com as intervenções de Jorge Coelho e Lobo Xavier, com moderação de José Tomás, Provedor da SCM de Mangualde.

 Estas Jornadas foram uma organização conjunta das Misericórdias de Mangualde, Viseu, Penalva do Castelo, Santar e Fornos de Algodres.





Mais Notícias

  • 13 Março, 2024

    Município entrega cerca de 800 armadil - Ler mais

  • 11 Março, 2024

    Mangualde lança 3º edição do Orçam - Ler mais

  • 6 Março, 2024

    Resistência” nas Festas da Cidade de - Ler mais

  • 5 Março, 2024

    Cerca de 350 alunos das aldeias de Mang - Ler mais

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais

  • 28 Fevereiro, 2024

    Mangualde volta à BTL e desta vez leva - Ler mais

  • 23 Fevereiro, 2024

    Gabinete de Apoio à Vítima com dezena - Ler mais

  • 21 Fevereiro, 2024

    Mangualde abre único Gabinete de Apoio - Ler mais

  • 16 Fevereiro, 2024

    Destruídos mais de 450 ninhos da Vespa - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Bairro Comercial Digital de Mangualde d - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Limpeza de reservatórios pode suspende - Ler mais

  • 8 Fevereiro, 2024

    CONFAGRI atribui prémio de mérito a G - Ler mais

  • 7 Fevereiro, 2024

    Município quer profissionalizar Orques - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2024

    Nicolás Farruggia: concerto a 23 de fe - Ler mais