CM Mangualde

Programa de Valorização Económica e Territorial do Queijo na Região Centro apresentado em Mangualde


Pelas 16h00, foi apresentado, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, o Programa de Valorização Económica e Territorial do Queijo na Região Centro. A abertura dos trabalhos esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, seguindo-se a “Apresentação do Programa de Valorização Económica e Territorial do Queijo na Região Centro” pelo Presidente da Direção do INOVCLUSTER, Cláudia Domingues Soares.  A Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC, Ana Abrunhosa, falou sobre a “A importância do projeto para a região Centro” e o Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, abordou a temática da “Promoção turística externa do queijo”. A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza​.

APOIO DE DOIS MILHÕES DE EUROS PARA O REJUVENESCIMENTO,
A VALORIZAÇÃO E A AFIRMAÇÃO DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DO QUEIJO

Este projeto, que conta com um apoio de 2 milhões de euros do Programa Centro 2020, pretende implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e afirmação da competitividade da fileira do queijo, através da inovação e da transferência de conhecimento do sistema científico e tecnológico regional para os agentes económicos que intervêm na fileira dos Queijos DOP da Região Centro.

“O QUEIJO ASSUME UM FORTE E RELEVANTE PAPEL NA REGIÃO CENTRO INTERIOR, SENDO UM DOS PRODUTOS COM MAIOR POTENCIAL DE CRESCIMENTO
E DE ARRASTAMENTO DE OUTRAS ATIVIDADES FORTEMENTE LIGADAS AO TERRITÓRIO.” – João Azevedo

João Azevedo sublinhou que este programa “é muito importante para a nossa região, valoriza um dos principais produtos endógenos do nosso território. O queijo assume um forte e relevante papel na região Centro Interior, sendo um dos produtos com maior potencial de crescimento e de arrastamento de outras atividades fortemente ligadas ao território.” Por isso mesmo, é essencial “construir uma estratégia alargada, concertada e integrada à escala regional, que vise apoiar todos os agentes, de modo a fortalecer e valorizar a fileira”.

CONSÓRCIO ALARGADO DE 14 INSTITUIÇÕES DE BASE REGIONAL OU LOCAL

Liderado pelo InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, o projeto envolve um consórcio alargado de 14 instituições de base regional ou local, designadamente associações representativas do setor, instituições de ensino superior e de I&DT e outras instituições com um papel relevante na valorização económica dos Queijos DOP da Região Centro dos territórios alvo da intervenção (Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela).





Mais Notícias

  • 1 Junho, 2016

    Sociedade Filarmónica Lobelhense celeb - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Venha aprender Doçaria Internacional d - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    5,8 Milhões de Euros para o Plano Estr - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Férias Desportivas prometem Verão div - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Música, Dança e Poesia coabitaram e t - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Edil Mangualdense deu o Tiro de Partida - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Mangualde acolheu Encontro de Pasteleir - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Andebol4kids com Mais de Uma Centena de - Ler mais

  • 27 Maio, 2016

    Mangualde: Piscinas Exteriores abrem ao - Ler mais

  • 27 Maio, 2016

    Apresentado Dispositivo Especial de Com - Ler mais

  • 27 Maio, 2016

    Marchas Populares vão colorir as Ruas - Ler mais

  • 27 Maio, 2016

    Complexo Desportivo de Mangualde acolhe - Ler mais

  • 15 Janeiro, 2015

    Crianças Mangualdenses sensibilizadas - Ler mais

  • 14 Dezembro, 2011

    Câmara de Mangualde Entrega Prendas de - Ler mais

  • 19 Setembro, 2011

    Presidente da Câmara na Abertura do No - Ler mais