CM Mangualde

Renovação de Protocolo dá Continuidade ao Projeto da Orquestra POEMa


Mangualde renovou parceria com a Proviseu – Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão de Viseu e o Agrupamento de Escolas de Mangualde.

O Município de Mangualde celebrou a renovação do Protocolo com a Proviseu – Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão de Viseu e o Agrupamento de Escolas de Mangualde, dando continuidade ao projeto da Orquestra POEMa (Projeto Orquestra Experimental de Mangualde). Estiveram presentes na assinatura do Protocolo o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, o Presidente da Proviseu, António Rainho, o Vereador da Educação, Rui Costa, o Diretor do Conservatório Regional de Música de Viseu, José Carlos Sousa e o Diretor do Agrupamento de Escolas, Agnelo Figueiredo.

A assinatura deste Protocolo permite a continuidade de aulas regulares ministradas por professores credenciados, bem como a realização de estágios intensivos e formação dedicada às Bandas Filarmónicas do concelho de Mangualde em formato de workshop, no período que melhor enquadre as atividades da Orquestra e das várias bandas filarmónicas.

Foi destacado o empenho do Município em diversos projetos musicais, únicos na região, que constituem um grande contributo para a promoção do sucesso escolar de crianças e jovens do concelho, impulsionando o desenvolvimento de músicos com elevado nível de formação, de Associações Musicais e Bandas Filarmónicas.

Uma década da Orquestra POEMa

Neste ano, em que se celebra o 10º aniversário da Orquestra POEMa, foi reconhecido o trabalho de excelência desenvolvido por professores, músicos e maestro, bem como a sua presença na agenda cultural do Município, através de vários concertos, estágios e workshops programados para estre ano, apresentando já, no âmbito da Programação da Páscoa, o 2º Concerto do Ano, ao qual se seguirão muitos outros.

Projeto da Orquestra POEMa

O projeto é composto por duas formações: Orquestra de Sopros que compreende os instrumentos: Flautim, Flauta – Transversal, Oboé, Corne-Inglês, Fagote Clarinete em Mib (requinta); Clarinete em Sib, Clarinete Baixo, Clarinete Alto, Saxofone Tenor, Saxofone Barítono, Trompa, Trompete, Trombone, Trombone Baixo Eufónico (Bombardino), Tuba; Violoncelo, Contrabaixo de Cordas e Percussão,  e Orquestra de Câmara comporta por, Violino, Viola D`arco, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote, Trompa, Trompete, e Percussão. O trabalho de naipe da Orquestra POEMa é orientado pelos Professores de Música do Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, de Viseu, estando a Direção Musical a cargo do Professor/Maestro Tiago Correia.

A Orquestra POEMa é constituída por alunos e ex-alunos do Ensino Articulado da Música de Mangualde e do Conservatório Regional de Música José Azeredo Perdigão, de Viseu, bem como alunos provenientes do Projeto de Promoção do Sucesso Escolar no 1º Ciclo, conhecido por Orquestra Poeminha, e elementos das Bandas Filarmónicas do concelho.





Mais Notícias

  • 12 Abril, 2024

    “Percursos Pedestres” de Mangualde - Ler mais

  • 8 Abril, 2024

    Exposição fotográfica de Veloso Amar - Ler mais

  • 4 Abril, 2024

    Investimento superior a 200 mil euros n - Ler mais

  • 3 Abril, 2024

    Bibliofarmácia para combater iliteraci - Ler mais

  • 26 Março, 2024

    Mangualde atinge o maior número de bol - Ler mais

  • 21 Março, 2024

    Exposição, simulacro e ações de sen - Ler mais

  • 20 Março, 2024

    Mangualde planta 1200 árvores no conce - Ler mais

  • 14 Março, 2024

    Concluída requalificação da rua prin - Ler mais

  • 13 Março, 2024

    Município entrega cerca de 800 armadil - Ler mais

  • 11 Março, 2024

    Mangualde lança 3º edição do Orçam - Ler mais

  • 6 Março, 2024

    Resistência” nas Festas da Cidade de - Ler mais

  • 5 Março, 2024

    Cerca de 350 alunos das aldeias de Mang - Ler mais

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais

  • 28 Fevereiro, 2024

    Mangualde volta à BTL e desta vez leva - Ler mais