CM Mangualde

Renovação de Protocolo dá Continuidade ao Projeto da Orquestra POEMa


Mangualde renovou parceria com a Proviseu – Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão de Viseu e o Agrupamento de Escolas de Mangualde.

O Município de Mangualde celebrou a renovação do Protocolo com a Proviseu – Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão de Viseu e o Agrupamento de Escolas de Mangualde, dando continuidade ao projeto da Orquestra POEMa (Projeto Orquestra Experimental de Mangualde). Estiveram presentes na assinatura do Protocolo o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, o Presidente da Proviseu, António Rainho, o Vereador da Educação, Rui Costa, o Diretor do Conservatório Regional de Música de Viseu, José Carlos Sousa e o Diretor do Agrupamento de Escolas, Agnelo Figueiredo.

A assinatura deste Protocolo permite a continuidade de aulas regulares ministradas por professores credenciados, bem como a realização de estágios intensivos e formação dedicada às Bandas Filarmónicas do concelho de Mangualde em formato de workshop, no período que melhor enquadre as atividades da Orquestra e das várias bandas filarmónicas.

Foi destacado o empenho do Município em diversos projetos musicais, únicos na região, que constituem um grande contributo para a promoção do sucesso escolar de crianças e jovens do concelho, impulsionando o desenvolvimento de músicos com elevado nível de formação, de Associações Musicais e Bandas Filarmónicas.

Uma década da Orquestra POEMa

Neste ano, em que se celebra o 10º aniversário da Orquestra POEMa, foi reconhecido o trabalho de excelência desenvolvido por professores, músicos e maestro, bem como a sua presença na agenda cultural do Município, através de vários concertos, estágios e workshops programados para estre ano, apresentando já, no âmbito da Programação da Páscoa, o 2º Concerto do Ano, ao qual se seguirão muitos outros.

Projeto da Orquestra POEMa

O projeto é composto por duas formações: Orquestra de Sopros que compreende os instrumentos: Flautim, Flauta – Transversal, Oboé, Corne-Inglês, Fagote Clarinete em Mib (requinta); Clarinete em Sib, Clarinete Baixo, Clarinete Alto, Saxofone Tenor, Saxofone Barítono, Trompa, Trompete, Trombone, Trombone Baixo Eufónico (Bombardino), Tuba; Violoncelo, Contrabaixo de Cordas e Percussão,  e Orquestra de Câmara comporta por, Violino, Viola D`arco, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote, Trompa, Trompete, e Percussão. O trabalho de naipe da Orquestra POEMa é orientado pelos Professores de Música do Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, de Viseu, estando a Direção Musical a cargo do Professor/Maestro Tiago Correia.

A Orquestra POEMa é constituída por alunos e ex-alunos do Ensino Articulado da Música de Mangualde e do Conservatório Regional de Música José Azeredo Perdigão, de Viseu, bem como alunos provenientes do Projeto de Promoção do Sucesso Escolar no 1º Ciclo, conhecido por Orquestra Poeminha, e elementos das Bandas Filarmónicas do concelho.





Mais Notícias

  • 19 Janeiro, 2017

    ‘Morte dum Ciclista’: Uma História - Ler mais

  • 18 Janeiro, 2017

    João Azevedo marcou presença no arran - Ler mais

  • 17 Janeiro, 2017

    Concerto Solidário em Cunha Baixa com - Ler mais

  • 17 Janeiro, 2017

    Moradores esclarecidos sobre Intervenç - Ler mais

  • 16 Janeiro, 2017

    Cooperação com as Juntas de Freguesia - Ler mais

  • 16 Janeiro, 2017

    Comitiva Mangualdense em Concerto promo - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2017

    Município Mangualdense aposta na Coes - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2017

    José Cid em Mangualde - Ler mais

  • 10 Janeiro, 2017

    Geminação entre Mangualde e Lempdes, - Ler mais

  • 9 Janeiro, 2017

    Concerto de Ano Novo: Mangualde recebeu - Ler mais

  • 9 Janeiro, 2017

    ‘Rostos de Moma’ em Exposição na - Ler mais

  • 9 Janeiro, 2017

    Mangualde apresenta aos mais novos uma - Ler mais

  • 6 Janeiro, 2017

    Alunos cantam as Janeiras em Mangualde - Ler mais

  • 5 Janeiro, 2017

    Resistência Francesa em ‘Um Segredo - Ler mais

  • 5 Janeiro, 2017

    Autarquia cede Espaço ao Centro Bujuts - Ler mais