CM Mangualde

Rotas Pedestres em Mangualde desafiam a comunidade a praticar desporto


De 16 de abril a 11 de junho, são diversos os percursos que dão a conhecer as diversas Freguesias do concelho.

 

O Município de Mangualde volta a desafiar a comunidade para atividades desportivas e a incentivar para a prática de exercício físico. De 16 de abril a 11 de junho, a autarquia promove diversas rotas pedestres por distintas localidades do Concelho, em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia, dando a oportunidade a todos os participantes de conhecerem o território.

As iniciativas, inseridas nos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento», têm início marcado para as 9h00, com ponto de encontro assinalado para o Largo do Rossio, em frente ao Tribunal de Mangualde, onde os participantes seguirão de autocarro para o primeiro ponto dos respetivos percursos, sendo que a partida de cada rota acontece pelas 9h30.

O primeiro percurso pedestre “Trilho de Ricardina”, em Espinho, tem lugar a 16 de abril e percorre uma distância de cerca 6km. É organizado pelo Município de Mangualde em parceria com a Junta de Freguesia de Espinho, a Associação Cultural e Recreativa Água-Levada e a Fábrica da Igreja Paroquial de Espinho.

Tem início junto à Abadia de Espinho e conta com o acompanhamento de António Tavares, arqueólogo do Município de Mangualde.

A “Rota das Águas Milenares” acontece a 23 de abril, em Alcafache. Este segundo percurso, com ponto inicial na Capela de Nossa Senhora de Fátima, nas Termas de Alcafache, tem uma distância de cerca de 8km e é promovido em parceria entre o Município e a Junta de Freguesia de Alcafache.

Já no mês de maio, no dia 7 a sugestão é a descoberta dos “Trilhos de Ludares”, em Quintela de Azurara, com uma distância de cerca de 8km. O ponto de partida é o Centro Social da freguesia. A organização é do Município de Mangualde e da Junta de Freguesia de Quintela de Azurara. No final do percurso, pelas 12 horas, acontece um almoço convívio solidário no Centro Social de Quintela de Azurara, cuja inscrição tem o valor de 10 euros, que incluirá também uma t-shirt técnica. O valor reverte para a aquisição de uma viatura ligeira de combate a incêndios a servir a Unidade Local de Proteção Civil de Quintela de Azurara (Projeto “Rolar contra o Fogo”).

Os “Trilhos de Gil Vicente”, em Guimarães de Tavares, acontecem a 21 de maio. O percurso tem cerca de 6km de distância. O início do Trilho ocorre no Parque Gil Vicente Guimarães. Esta iniciativa é promovida em parceria entre o Município e a União das Freguesias de Tavares.

A 28 de maio o desafio proposto pela autarquia mangualdense são os “Caminhos do Bom Sucesso”, em São João da Fresta, com uma distância de cerca de 11km. O início do percurso ocorre na Igreja Matriz de São João Baptista, junto ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima. Após o percurso, segue-se um almoço convívio, pelas 12 horas, junto à Junta de Freguesia, cuja inscrição tem o valor de 5 euros. A organização da ação é do Município em parceria com a Junta de Freguesia de São João da Fresta e do Centro Social e Recreativo de São João da Fresta.

Em junho acontece a “Rota do Santo António dos Cabaços”. A iniciativa, com um percurso de cerca de 5km, tem lugar em São Cosmado, no dia 4 de junho. Tem como ponto de partida a Associação “Os Ciências”, localizada no lote 1 na zona industrial do Salgueiro, junto à rotunda da queijaria Vale da Estrela. Após o percurso, pelas 12 horas, segue-se um almoço convívio, cuja inscrição tem o valor de 6 euros, na Associação “Os Ciências”. É promovida pela autarquia mangualdense, em parceria com a União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e a Associação Os Ciências.

O último percurso, a “Rota da Sra. dos Verdes”, decorre a 11 de junho, em Abrunhosa-a-Velha e percorre cerca de 8km da freguesia. Tem como ponto inicial a Capela da Sra. dos Verdes. Esta iniciativa é promovida em parceria entre o Município e a Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha.

Todas ações são de participação gratuita, mas carecem de inscrição prévia, através do preenchimento do formulário disponível aqui.

 Os interessados em obter esclarecimentos sobre os Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento» podem fazê-lo através do contacto telefónico 232 619 820.





Mais Notícias

  • 22 Abril, 2024

    Município homenageia quatro personalid - Ler mais

  • 12 Abril, 2024

    “Percursos Pedestres” de Mangualde - Ler mais

  • 8 Abril, 2024

    Exposição fotográfica de Veloso Amar - Ler mais

  • 4 Abril, 2024

    Investimento superior a 200 mil euros n - Ler mais

  • 3 Abril, 2024

    Bibliofarmácia para combater iliteraci - Ler mais

  • 26 Março, 2024

    Mangualde atinge o maior número de bol - Ler mais

  • 21 Março, 2024

    Exposição, simulacro e ações de sen - Ler mais

  • 20 Março, 2024

    Mangualde planta 1200 árvores no conce - Ler mais

  • 14 Março, 2024

    Concluída requalificação da rua prin - Ler mais

  • 13 Março, 2024

    Município entrega cerca de 800 armadil - Ler mais

  • 11 Março, 2024

    Mangualde lança 3º edição do Orçam - Ler mais

  • 6 Março, 2024

    Resistência” nas Festas da Cidade de - Ler mais

  • 5 Março, 2024

    Cerca de 350 alunos das aldeias de Mang - Ler mais

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais