CM Mangualde

Sessão de Sensibilização e Exposição alertam para a Problemática da Violência contra as Mulheres


De 19 a 30 de novembro, Mangualde alerta a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres. Para tal, irá promover um conjunto de atividades dirigidas a diferentes públicos, assinalando assim o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres. Uma exposição e uma sessão de sensibilização, são as ações promovidas em prol da causa.

A sessão de sensibilização acontece no dia 23 de novembro, pelas 14h30, nas instalações do CIDEM, e é aberta a toda a comunidade. Intitulada “Eliminação da Violência contra as Mulheres”, e proferida por Carla Santos, coordenadora do NAVVD, Diretora técnica do Centro de Acolhimento de Emergência de Viseu e Técnica de Apoio à Vítima, pretende chamar a atenção para a urgência da eliminação da violência de gênero, educar os jovens para a promoção de relações de intimidade saudáveis e mobilizar a sociedade, reunindo várias perspetivas e olhares sobre a violência doméstica dos profissionais que apoiam diretamente estas vítimas.

A exposição estará patente de 19 a 30 de novembro, no átrio da Câmara Municipal.

 Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Celebra-se todos os anos a 25 de novembro e visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então, a data tem sido celebrada mundialmente, uma homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, sob a chefia do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) do Distrito de Viseu foi criado em outubro de 2006. No âmbito da política de prevenção e combate à violência doméstica do XVII Governo Constitucional, foi constituída prioridade a criação de uma Rede Nacional de Núcleos de Atendimento a mulheres e menores que vivem em situação de violência, uma política à qual se juntou a vontade da Casa do Povo de Abraveses, em outubro de 2009, em Cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Governo Civil e Centro Distrital de Segurança Social de Viseu.

No dia 06 de janeiro de 2011, o protocolo inicial que deu origem ao Núcleo de Atendimento de Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu, foi alargado a mais 8 instituições públicas e privadas, no sentido de conjugar esforços e recursos para responder de uma forma célere e eficaz às necessidades psicossociais das vítimas de violência doméstica, criando uma rede social de apoio integrado.

O Município de Mangualde não quis deixar passar este dia sem chamar a atenção da população para um flagelo que todos devemos combater, convidando toda a população a integrar as atividades.





Mais Notícias

  • 22 Junho, 2016

    Mangualde volta a lançar o desafio: Go - Ler mais

  • 22 Junho, 2016

    Autarquia melhora Rede de Abastecimento - Ler mais

  • 20 Junho, 2016

    Mangualde continua a manter viva a conf - Ler mais

  • 20 Junho, 2016

    Infantis de Futsal do Gigantes Sport Ma - Ler mais

  • 20 Junho, 2016

    Concerto da Banda Sinfónica da GNR com - Ler mais

  • 15 Junho, 2016

    Mais de Meia Centena de participantes p - Ler mais

  • 15 Junho, 2016

    Arquivo Municipal de Mangualde abriu as - Ler mais

  • 15 Junho, 2016

    Solar de Almeidinha foi palco de Artes - Ler mais

  • 14 Junho, 2016

    Milhares de Pessoas invadiram Ruas de M - Ler mais

  • 14 Junho, 2016

    Mangualde acolhe 7º Aniversário do Co - Ler mais

  • 13 Junho, 2016

    Empreendedorismo Jovem foi a Concurso e - Ler mais

  • 13 Junho, 2016

    Conselho Municipal de Educação de Man - Ler mais

  • 13 Junho, 2016

    Primeira reunião do Órgão de Gestão - Ler mais

  • 9 Junho, 2016

    Mangualdenses vão pedalar pelo Ambient - Ler mais

  • 8 Junho, 2016

    Mangualde aposta num Mercado de todos p - Ler mais