CM Mangualde

Comunidade Unida “Por um Mangualde + Verde”


Imagem-MangualdeMaisVerde

Durante a manhã do próximo sábado, dia 18, realizar-se-ão, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, um conjunto de atividades destinadas à comunidade. “Por um Mangualde + verde” é o mote desta iniciativa em prol do ambiente organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, pela União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde. O evento é de participação livre e gratuita.

As atividades têm início às 9h00 com o encontro dos participantes na Nossa Senhora da Conceição – Cruzamento de Mourilhe. Até às 13h00, serão desenvolvidas várias atividades:

– Sementeira de sementes de carvalho;

– Workshop “Educação Ambiental (Conversa de miúdos a graúdos)”;

– “Como fazer seed balls”;
– “O tempo que o lixo tem”;

– Realização de seed balls (bolas de sementes);

– Corte e arranque de espécies invasoras.Cartaz-MangualdeMaisVerde

No final do programa, os participantes podem conviver num almoço partilhado (quem estiver interessado em participar deverá contribuir com um bem alimentar/bebida). Os participantes devem equipar-se com vestuário/calçado adequados às condições climatéricas.

A iniciativa conta ainda com a colaboração da Universidade Sénior e do Corpo Nacional de Escutas, Agrupamento: 299 – Mangualde.

PROGRAMA ECO ESCOLAS

O programa Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios, como é o caso do Município de Mangualde, e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Cartaz – “Por um Mangualde + Verde”.pdf