CM Mangualde

Mangualde vai estar na maior Feira Educacional da Europa


O projeto da Academi@ STEM Mangualde foi selecionado para o Festival Europeu Science on Stage 2019. O evento, considerado como a maior feira educacional da Europa de professores STEM, terá lugar em Cascais (no Centro de Congressos do Estoril), de 31 de outubro a 3 de novembro, sobe o mote: “Skills for the Future”.

A boa notícia foi anunciada no passado fim de semana (19 e 20 de janeiro), aquando do Evento Nacional de Seleção 2019, que decorria na Escola Básica e Secundária de Carcavelos – Cascais, e onde a Academi@ STEM Mangualde esteve presente. O evento juntou professores das várias disciplinas de ciências, tecnologias e matemática (STEM) do ensino básico e secundário, bem como educadores do pré-escolar e professores do 1º CEB, durante o qual apresentaram as suas ideias de ensino mais inovadoras.

Mangualde vai estar agora entre cerca de 450 professores dos ensinos básico e secundário, bem como educadores do pré-escolar, de 32 países. No Festival Europeu Science on Stage 2019 os participantes vão partilhar ideias, projetos e boas práticas, numa feira com stands, workshops e apresentações em palco, tudo para que a aprendizagem dos alunos seja mais divertida, interativa e bem-sucedida.

SOBRE A ACADEMI@ STEM MANGUALDE

Nasceu para trabalhar a educação das áreas da Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma mais integrada e agregadora. Este é um projeto do Município de Mangualde, destinado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde, que conta com o apoio do Centro de Formação EDUFOR, da Direção-Geral de Educação, da Universidade Católica Portuguesa – Pólo de Viseu e com o apoio das empresas Patinter S.A., CBI – Indústria de vestuário S.A. e MangualTécnica – Indústria Metalomecânica Lda.. Tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, preparando os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã, sendo financiado ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões.

A sigla STEM designa, em Inglês, as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Este novo conceito tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática da aprendizagem.