CM Mangualde

‘A Provinciana’ uma Obra Prima Italiana de Êxito Universal


cineteatro MARÇO 2017_BANNER 280_166

A campanha ‘Aconteceu no Cineteatro há…’, promovida semanalmente pela autarquia mangualdense, arranca o mês de março com a apresentação de uma obra prima italiana de êxito universal: ‘A Provinciana’. Exibido a 1 de março de 1956, ‘Aconteceu no Cineteatro há 61 anos’. Trata-se de um filme que triunfou em todo o mundo, sendo arrojado no seu tempo… um romance de penetrante interesse para as mulheres. Confortante para a desiludidas, instrutivo para as ambiciosas, tonificante para as insatisfeitas… com Gina Lollobrigida numa figura complexa e numa criação espantosa.

 RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde está a ser divulgado, semanalmente, um cartaz relativo às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretendecineteatro MARÇO 2017_CARTAZ A3 relembrar aos mangualdenses que ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

Esta iniciativa surge no seguimento do anúncio das obras de requalificação previstas para o Cineteatro de Mangualde, cujo lançamento do concurso de obra se prevê ainda este ano. Esta iniciativa tem como intuito criar um maior dinamismo e relançar o Cineteatro de Mangualde.