CM Mangualde

Biblioteca Municipal de Mangualde divulga Dados Estatísticos Relativos ao Ano de 2021


Número de visitantes, leitores, empréstimo de documentos, acessos à internet e atividades culturais são algumas das variantes analisadas.

 

Aberta ao público desde 1997, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, do Município de Mangualde, recolhe todos os anos um conjunto de elementos estatísticos que permitem caraterizar e avaliar a sua ação, tendo sempre como objetivo desenvolver um serviço eficiente e de qualidade, contribuindo para um desenvolvimento sustentável do Município. O relatório estatístico está disponível para consulta aqui.

Em termos gerais, e de acordo com os princípios da UNESCO para as Bibliotecas Públicas, a sua missão é promover o livre acesso para todos, sem discriminação, à informação, formação, cultura e lazer, nomeadamente, a criação e fortalecimento de hábitos de leitura, da imaginação e criatividade nas crianças e jovens; o apoio à educação individual, à autoformação, e à educação formal a todos os níveis; a promoção do conhecimento da história local, e da tradição oral; o desenvolvimento do apreço pelas artes, do diálogo intercultural e inovações científicas; o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espetáculo; o acesso a serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse e o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática.

Atualmente a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves é uma forte valência cultural, suportando grande parte da oferta do Município, quer nas suas instalações, quer através dos seus Recursos Humanos. Desempenha um papel social significativo, quer através da observância do objetivo de criar público leitor, informado e civicamente ativo, mas também como espaço de acolhimento e resposta às necessidades das mais diversas entidades do concelho.

De acordo com os dados estatísticos relativos a 2021, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, possui uma coleção de 67.432 documentos (unidades físicas em diversos suportes). Este fundo está, na sua maioria, em livre acesso ao público e disponível para empréstimo domiciliário. Existe, contudo, uma parte do acervo, que pelas suas caraterísticas, apenas pode ser consultado localmente. No ano 2021 a Biblioteca Municipal adquiriu 458 publicações, através de compra e oferta de documentos.

Em 2021, devido à pandemia, e tal como já tinha acontecido em 2020, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves foi obrigada a encerrar as suas portas ao público, entre meados de janeiro e meados de março. Esteve aberta ao público 209 dias, num total de 1463 horas. Foram contabilizadas 24.869 entradas, sendo 18.970 visitas às salas de leitura e 5.899 ao auditório e espaços externos onde a Biblioteca dinamizou variadíssimos eventos. Ao comparar estes dados com os de 2019, um ano antes do início da pandemia, constatamos que em 2019 a Biblioteca Municipal esteve aberta mais 80 dias que em 2021 (289 dias), num total de 2.023 horas. Em 2019 a Biblioteca Municipal registou 91.929 visitantes, 75.811 nas salas de leitura, e 16.118 nas atividades de auditório e externas, valores bastante superiores aos dos anos de pandemia.

A diminuição de visitas à Biblioteca Municipal devido à pandemia, trouxe inevitavelmente uma diminuição de consultas e acessos à internet que em 2019 foi de 7.851, e em 2021 de 1.624. Este número resulta do registo do uso da wireless a partir dos computadores fixos da Bibliotecas Municipal e dos portáteis pessoais dos utilizadores.

Dos 4.681 leitores inscritos até 31 de dezembro de 2021, 458 usaram o seu cartão para aceder aos serviços da Biblioteca. Foram realizados 1.287 empréstimos de documentos.

São de realçar os números de atividades realizadas na/pela Biblioteca Municipal em 2021. Apesar da pandemia, que obrigou o encerramento ao público, a Biblioteca acolheu 92 atividades presenciais (conferências, encontros com autores, reuniões, ensaios, espetáculos, musicais e de teatro, etc.), no interior e no exterior. Foram registados 5.899 participantes nestas atividades que decorreram num regime de limitação de entradas. Por outro lado, e numa tentativa de ultrapassar as contingências da pandemia, mantendo uma ligação estreita com o público, destaca-se também a realização de atividades on-line. Entre contos, ateliers, concertos/outros em livestreaming, em 2021 foram realizadas 46 atividades, com o registo de 73.505 pessoas alcançadas.

O ano de 2022 será um ano de renovação e reencontro, após dois anos de limitação. Será também o ano em que a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves assinala 25 anos de abertura ao público. Excelentes motivos para visitar este espaço e usar os seus serviços.

O Município de Mangualde convida toda a comunidade a participar nas atividades culturais, promovidas pela Biblioteca Municipal, que decorrerão durante todo o ano e que farão do nosso município um local dinâmico, muito mais feliz e atrativo.





Mais Notícias

  • 15 Junho, 2016

    Mais de Meia Centena de participantes p - Ler mais

  • 15 Junho, 2016

    Arquivo Municipal de Mangualde abriu as - Ler mais

  • 15 Junho, 2016

    Solar de Almeidinha foi palco de Artes - Ler mais

  • 14 Junho, 2016

    Milhares de Pessoas invadiram Ruas de M - Ler mais

  • 14 Junho, 2016

    Mangualde acolhe 7º Aniversário do Co - Ler mais

  • 13 Junho, 2016

    Empreendedorismo Jovem foi a Concurso e - Ler mais

  • 13 Junho, 2016

    Conselho Municipal de Educação de Man - Ler mais

  • 13 Junho, 2016

    Primeira reunião do Órgão de Gestão - Ler mais

  • 9 Junho, 2016

    Mangualdenses vão pedalar pelo Ambient - Ler mais

  • 8 Junho, 2016

    Mangualde aposta num Mercado de todos p - Ler mais

  • 8 Junho, 2016

    IV Semana da Saúde promoveu estilos de - Ler mais

  • 7 Junho, 2016

    Autarquia convida Seniores Mangualdense - Ler mais

  • 7 Junho, 2016

    Mangualde Hardmetalfest distinguido ‘ - Ler mais

  • 7 Junho, 2016

    Mangualde Light Run fez brilhar a Cidad - Ler mais

  • 7 Junho, 2016

    90 Pessoas percorreram os Caminhos do B - Ler mais