CM Mangualde

Carnaval com Tradição Secular volta a animar Quintela de Azurara | De 12 a 25 de Fevereiro


A Fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo são os pontos altos das Festas de Carnaval

 

A freguesia Quintela de Azurara, em Mangualde, volta a fazer jus aos seus costumes de Carnaval com momentos que vão recordar tradições seculares. A Fogueira, as Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo, serão os pontos altos das festividades que, ao longo de vários dias, prometem animar as ruas daquela localidade. Os “Casamentos” dos Compadres abrem os festejos, a 12 de fevereiro, mas, até 25 de fevereiro, são muitas as propostas.

Apesar do passar dos tempos e das alterações inerentes à evolução das sociedades, perde-se no tempo o ano e a forma como Quintela de Azurara começou a viver a tradição do Carnaval. Uma iniciativa secular, que foi passando de geração em geração, com momentos únicos, como é o caso do jogo a Sacada, onde os rapazes solteiros se mascaram de “velhas” e, transportando sacas de serapilheira, desafiam os homens casados a participar no jogo. Dizem os mais velhos que este será um ritual de purificação da alma e libertação dos maus pensamentos. No dia de Carnaval, 25 de fevereiro, pelas 17h15, todos são convidados a participar.

ENTRUDO É A ÉPOCA DO ANO QUE MANTÉM O MAIOR NÚMERO DE TRADIÇÕES NESTA FREGUESIA

Na quarta-feira antes do domingo magro, a 12 de fevereiro, pela madrugada os compadres anunciam os casamentos de carnaval. Dois arautos, um em cada extremo do povo têm “liberdade ilimitada” para ir casando os solteiros, abusando do maldizer.  No domingo magro, todos são convidados para o jogo da “Panela de Barro” e a dançar na “Roda de Entrudo”.  Na semana seguinte, a 19 de fevereiro, durante a madrugada e como resposta, também as comadres afixam em local público a sua versão dos ditos casamentos.

No domingo gordo, a 23 de fevereiro, vários grupos musicais irão animar a aldeia durante a tarde e a noite.

A fogueira é um dos pontos altos deste Carnaval: na segunda-feira, a partir das 19h00 a população junta-se à volta de uma grande fogueira, cantando e dançando alegremente de forma espontânea ou ao som das concertinas, retemperando as forças para, pela aurora, e já satisfeitos com as Papas de Milho, ir “Cantar a Madrugada” pelas ruas da aldeia.

No dia seguinte, dia de Carnaval, a folia continua! Durante a manhã descansam os que aguentaram a noite e à tarde vários grupos musicais e muita animação circense irão animar Quintela de Azurara até ao Enterro do Entrudo, às 00h00. Terminam assim as festas e entra-se no período da Quaresma.

Durante estes dias, Quintela de Azurara oferece ainda um vasto programa lúdico, para a população e visitantes:  a caminhada pelos “Trilhos de Ludares”, o Passeio Noturno de BTT e o Free Trail. E ainda degustação dos produtos da região em destaque nas Feirinhas de Entrudo, onde também estará patente o artesanato.





Mais Notícias

  • 18 Dezembro, 2023

    Formação em Suporte Básico de Vida d - Ler mais

  • 18 Dezembro, 2023

    Contratos para aquisição de Equipamen - Ler mais

  • 15 Dezembro, 2023

    Dezasseis alunos do 10.º ano recebem p - Ler mais

  • 13 Dezembro, 2023

    População de Vila Nova de Espinho hom - Ler mais

  • 12 Dezembro, 2023

    72.500 árvores já começaram a ser pl - Ler mais

  • 7 Dezembro, 2023

    Natal de Mangualde recheado com concert - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Cerimónia militar de entrega da Bandei - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Orçamento de 32 milhões de euros apro - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde volta a lançar campanha para - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde assinala Dia Internacional da - Ler mais

  • 29 Novembro, 2023

    Arrancaram as obras na casa devoluta qu - Ler mais

  • 22 Novembro, 2023

    Biblioteca assinala 26 anos com perto d - Ler mais

  • 20 Novembro, 2023

    Mangualde promove workshops para assina - Ler mais

  • 17 Novembro, 2023

    Jovens refletiram sobre saúde e bem-es - Ler mais

  • 15 Novembro, 2023

    BUPI de Mangualde já ultrapassou objet - Ler mais