CM Mangualde

Mangualde Assina Declaração de Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas


AUTARQUIA COMPROMETE-SE A IMPULSIONAR ESFORÇOS NECESSÁRIOS NOS SERVIÇOS DE ÁGUAS, PARA GARANTIA DAS GERAÇÕES FUTURAS.

No passado dia 25 de maio, o Município de Mangualde assinou a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”, promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, junto dos Municípios e Entidades Gestoras. Este documento visa um setor mais eficiente e bem preparado para os desafios presentes e futuros. A cerimónia protocolar teve lugar no Auditório Municipal Augusto Cabrita, localizado no Barreiro. Para o efeito, esteve presente João Pedro Cruz, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Ambiente e Sustentabilidade.

Com a assinatura protocolar deste documento, a autarquia de Mangualde compromete-se a impulsionar os esforços necessários na adaptação e mitigação das alterações climáticas no que se refere aos serviços de águas, para garantia das gerações futuras.

Os Municípios e Entidades Gestoras para se adaptem eficazmente aos desafios futuros, devem aplicar o melhor conhecimento e experiência em diagnosticar e prever os impactos que se geram na disponibilidade de água, tanto em qualidade como em quantidade, e em fenómenos extremos como as secas e inundações, que estão a aumentar em frequência e intensidade e que afetam e afetarão de forma direta os serviços de abastecimento e saneamento.

Com o pensamento que o setor dos serviços de abastecimento e saneamento de água urbana pode ir mais longe no seu dever de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para o combate à emergência climática, surge a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas.

Neste setor é fundamental promover-se a implementação de medidas de mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a economia circular e com a melhoria da eficiência energética, hídrica e do aproveitamento dos recursos naturais, com o objetivo de diminuir a pegada de carbono.

O Município de Mangualde compromete-se, uma vez mais, com medidas que rumam para a sustentabilidade ambiental e a assegurar um futuro mais verde para as gerações futuras.

APDA – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DISTRIBUIÇÃO E DRENAGEM DE ÁGUAS

A APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas representa e defende os interesses das entidades responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, assim como de todos os interessados, desde que intervenientes nestes domínios.





Mais Notícias

  • 5 Dezembro, 2016

    ‘Exercício Marte 16’ terminou com - Ler mais

  • 2 Dezembro, 2016

    Câmara Municipal de Mangualde pagou Sa - Ler mais

  • 2 Dezembro, 2016

    Mangualde ouviu Daniel Bessa falar sobr - Ler mais

  • 29 Novembro, 2016

    Seniores Mangualdenses mostram os seus - Ler mais

  • 29 Novembro, 2016

    Casa cheia para assinalar 19º Anivers - Ler mais

  • 29 Novembro, 2016

    Aconteceu no Cineteatro há 60 anos  - Ler mais

  • 29 Novembro, 2016

    Neste Natal ajude-nos a continuar a esp - Ler mais

  • 28 Novembro, 2016

    Primeiro-Ministro, António Costa, pres - Ler mais

  • 28 Novembro, 2016

    Festival de Natal das Piscinas Municipa - Ler mais

  • 25 Novembro, 2016

    ‘Brinquedos Encantados, o Musical’ - Ler mais

  • 25 Novembro, 2016

    Mangualde aposta na Sensibilização d - Ler mais

  • 23 Novembro, 2016

    Mangualde reforça a importância de - Ler mais

  • 22 Novembro, 2016

    ‘A Rosa do Adro’ deliciou Mangualde - Ler mais

  • 22 Novembro, 2016

    Três Centenas de Pessoas percorreram o - Ler mais

  • 21 Novembro, 2016

    Festival de Sopa de Mesquitela angariou - Ler mais