CM Mangualde

Mangualde assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com Semana de Atividades “No Caminho da Inclusão”: 29 de Novembro a 3 de Dezembro


O Município de Mangualde, em parceria com a Associação Pais-em-Rede, Núcleo de Mangualde e o CLDS, assinalará o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, com um conjunto de atividades que vão decorrer durante toda a semana de 29 de novembro a 3 de dezembro, em vários espaços da cidade, apelando à participação da população.

 A celebração desta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência. Também, promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se anualmente, a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A semana de atividades incluirá: a inauguração da sede Associação Pais-em-Rede, Núcleo de Mangualde; uma exposição itinerante nas empresas CBI e HR; o seminário “Trabalhar com a Diferença”, que visa informar e sensibilizar o tecido empresarial da região, as IPSS’s e instituições locais, assim como a comunidade em geral para a problemática da baixa taxa de empregabilidade de pessoas com deficiência no concelho, e incentivar à contratação destas; e o espetáculo de teatro “O Enigma da Caetana”, dinamizado pela AMARTE companhia, que será transmitido na página de Facebook da Rádio Dão Digital.

A participação no seminário e no teatro é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. As inscrições do seminário deverão ser feitas através do preenchimento do seguinte formulário: https://clds4gmangualde.pt/?page_id=5645. Para o teatro, as inscrições deverão ser feitas através do e-mail: sofia.vaz@cmmangualde.pt.

 

PROGRAMA SEMANA “NO CAMINHO DA INCLUSÃO”

29 de novembro 

18h30 | Inauguração do novo espaço da sede Associação Pais-em-Rede, Núcleo de Mangualde, no edifício do Ex-Colégio (antigo bar dos alunos)

 

29 de novembro – 3 de dezembro

Exposição itinerante Pais em Rede “Juntos na diferença…capacitando famílias, mudando comunidades”, nas empresas CBI e HR

 

2 de dezembro

Reportagem “CEI+ Contrato Emprego-Inserção para Pessoas com Deficiência e Incapacidade”, disponível em www.daodigital.pt

 

3 de dezembro

14h00 | SEMINÁRIO “Trabalhar com a Diferença”, que se realizará no dia 3 de dezembro (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência), na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves – Mangualde

19h00 | Teatro “O Enigma de Caetana” dinamizado pela AMARTE, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves – Mangualde

 

 

“O ENIGMA DE CAETANA”

Caetana já é uma menina crescida, já vai para o pré-escolar. Mas, Caetana não sabe que vai ter um grande enigma para desvendar. Um enigma que é transversal a todos os meninos da sala….

Lourenço é o enigma! Não é um menino igual aos outros, não vive na mesma caixa, regido pelas mesmas normas e pelas mesmas rotinas.

Para todos compreenderem o enigma que o Lourenço é, vão ter de se colocar fora da caixa, tal como ele. Vão ter de olhar fora da sua zona de conforto…vão ter de olhar com os olhos da empatia.

Com o projeto do livro “O Enigma de Caetana”, escrito por Ângela Pinho e ilustrado por Vítor Lopes, a Associação Pais-em-Rede, Núcleo de Mangualde pretendeu sensibilizar a comunidade para o direito à diferença e, segundo as palavras da autora da história, para a capacidade de (…) superação dos obstáculos, das conquistas, dos sonhos que se podem (re)construir, do caminho onde se acredita que não há impossíveis (…).

Da parceria da AMARTE Companhia com a Associação Pais-em-Rede, Núcleo de Mangualde, resultou este primeiro espetáculo onde a inclusão acontece pela arte.

 

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e encenação: Maria Aguiar

Coreografias: Helena Couto

Intérpretes: Ana Silva, Camila Oliveira, Carolina Anjos, Francisco Lima, Inês Costa, Isabel Almeida, Joana Coelho, Lara Santos, Maria Correia, Pedro Sobral, Santiago Pinho, Sara Freire, Sofia Sobral, Telma Bernardo e Vitória Cruz.

 

AMARTE

A AMARTE companhia propõe-se a ser uma companhia artística inclusiva aberta a todas as pessoas com idade superior a 6 anos. Mais do que uma companhia artística de jovens com necessidades educativas especiais, a iniciativa prevê a criação de um grupo de pessoas que independentemente das suas razões, motivações ou limitações desenvolvem gratuitamente a expressão teatral, musical e o movimento, sem preconceito, trabalhando assim a inclusão social.

A iniciativa foi pensada e estruturada como sendo uma resposta de inclusão social que une pessoas com necessidades educativas especiais e sem necessidades educativas especiais, vítimas ou não de exclusão social, minorias ou não, colocando-as no mesmo patamar de participação.

Pretendemos ir mais longe e mais além. Urge alcançar e estimular o ser humano a exprimir os seus sentimentos e emoções, apelando a diferentes meios de expressão de modo a que possam descobrir as suas diversas potencialidades.

As inscrições estão abertas em permanência. Há sempre lugar. Há sempre lugar para todos.





Mais Notícias

  • 26 Outubro, 2023

    Mulheres dominam 38% das explorações - Ler mais

  • 26 Outubro, 2023

    Estudantes de Mangualde esgotaram peça - Ler mais

  • 23 Outubro, 2023

    Mulheres de Sucesso no Setor Primário - Ler mais

  • 18 Outubro, 2023

    Feira das Febras está a chegar com vá - Ler mais

  • 17 Outubro, 2023

    Mangualde vai ter 550 Lugares de Estaci - Ler mais

  • 17 Outubro, 2023

    Academi@STEM de Mangualde desperta Inte - Ler mais

  • 17 Outubro, 2023

    Compostores entregues à População de - Ler mais

  • 16 Outubro, 2023

    Alunos Erasmus em Mangualde - Ler mais

  • 16 Outubro, 2023

    Alunos do 3 ciclo arrancaram ano letivo - Ler mais

  • 13 Outubro, 2023

    Estacionamento proibido em dois parques - Ler mais

  • 10 Outubro, 2023

    Condicionamentos de trânsito devido à - Ler mais

  • 6 Outubro, 2023

    Festival do Borrego quer ser uma marca - Ler mais

  • 3 Outubro, 2023

    Elevado Interesse de Idosos em “Bonit - Ler mais

  • 28 Setembro, 2023

    Município de Mangualde volta a atribui - Ler mais

  • 25 Setembro, 2023

    Mangualde prepara hub tecnológico - Ler mais