CM Mangualde

Projeto “Livros sobre Rodas” regressa às Escolas do 1º Ciclo e Pré-Escolar de Mangualde


Projeto visa colmatar falhas de acesso à Biblioteca Municipal por parte das crianças das aldeias do concelho.

A iniciativa “Livros Sobre Rodas”, promovida pelo Município de Mangualde através da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, está de volta ao concelho. O projeto itinerante de promoção da leitura pelas Escolas do 1º Ciclo e Pré-Escolar, que visa colmatar falhas de acesso à Biblioteca Municipal por parte das crianças das aldeias do concelho, regressou na passada segunda-feira, dia 7 de março, visitando a Escola do 1º Ciclo de Chãs de Tavares.

“Livros Sobre Rodas” trata-se de um projeto de promoção do livro e da leitura que assenta num programa de itinerâncias pelas escolas do 1º Ciclo e Pré-Escolar do concelho, procurando colmatar falhas de acesso à Biblioteca Municipal por parte das crianças das várias aldeias do concelho. Todas as visitas implicam a partilha de um conto, lido ou dramatizado e o empréstimo de livros adequados à idade das crianças.

A iniciativa pretende promover a Biblioteca Municipal enquanto agente privilegiado para a promoção e divulgação do livro e da leitura junto da comunidade escolar, bem como divulgar o fundo bibliográfico infantil, dando a conhecer livros e autores, garantindo a igualdade de acesso de todas as crianças do concelho aos diversos serviços da Biblioteca Municipal. Pretende-se ainda incentivar as crianças à leitura e ao desenvolvimento da literacia da leitura através da utilização de diversas metodologias de promoção da leitura. O projeto promove a leitura de prazer, a leitura individual, contribuindo para estimular a imaginação e a criatividade bem como para a educação/ formação informal das crianças.

Neste reinício, a primeira escola visitada foi a Escola do 1º Ciclo de Chãs de Tavares, onde as Professoras e os alunos receberam a Biblioteca Municipal com entusiasmo e alegria.

O conto escolhido foi o “Caça- Olhares”, de Marina Núñez e Avi Ofer. O livro faz uma abordagem à temática atual do uso (e abuso) dos dispositivos móveis.  “Caça-Olhares” é o espelho de uma realidade em que muitas crianças se veem refletidas perante uma sociedade apressada e presa aos seus dispositivos móveis. De facto, por mais infinita que seja a oferta de chamadas, mensagens, fotos, música, redes sociais, aplicações e sites por onde navegar, nada é equiparável “às coisas mais maravilhosas” que se podem apreciar, não através de um ecrã, mas graças à retina. A protagonista desta obra decide tomar a iniciativa e inverter essa tendência, agindo de forma que a comunicação interpessoal volte a fazer parte da vida quotidiana.

O projeto desenvolve-se em visitas alternadas. Num primeiro circuito a equipa da Biblioteca Municipal desloca-se às escolas. Ao terminar a volta, as escolas visitam a Biblioteca Municipal, através de transporte disponibilizado pela Câmara Municipal.





Mais Notícias

  • 16 Fevereiro, 2017

    Concurso de Ideias de Negócio procura - Ler mais

  • 14 Fevereiro, 2017

    Aula Aberta de Hidroginástica - Ler mais

  • 14 Fevereiro, 2017

    “Tourism Train Experiences” este an - Ler mais

  • 13 Fevereiro, 2017

    400 Pessoas participaram no III Alcafac - Ler mais

  • 13 Fevereiro, 2017

    A Nossa Sociedade de Informação ficou - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2017

    Espetadores Maravilhados com ‘A Canç - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2017

    Mangualde recebeu Encontro Distrital de - Ler mais

  • 2 Fevereiro, 2017

    “Reciclar a Brincar” na Bib - Ler mais

  • 2 Fevereiro, 2017

    Um ‘Encontro Fatal’ que desorientou - Ler mais

  • 1 Fevereiro, 2017

    Investimento a decorrer atinge os 7 Mil - Ler mais

  • 31 Janeiro, 2017

    Câmara de Mangualde atribui Bolsas de - Ler mais

  • 30 Janeiro, 2017

    Inauguradas Obras de Ampliação da Ass - Ler mais

  • 30 Janeiro, 2017

    Mangualde aposta na Promoção do Suces - Ler mais

  • 30 Janeiro, 2017

    Crematório de Mangualde já está em f - Ler mais

  • 30 Janeiro, 2017

    Mangualde associa-se ao “Roteiro Cida - Ler mais