CM Mangualde

Iniciativa do Município acontece de dois em dois anos, este ano com uma forte Componente Digital: Mangualde apresenta Mostra Social Virtual


De 13 a 19 de junho

 

A Mostra SocialMostra de Serviços de Apoio Social e Potencialidades do Concelho de Mangualde, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, acontece com o intuito de promover e de valorizar as diversas ofertas sociais que o Município possui. Este ano, tendo em conta o contexto pandémico vivido, a mostra será virtual com uma forte oferta digital. Decorre de 13 a 19 de junho, nas redes sociais da Câmara Municipal, sempre de participação gratuita.

De forma a divulgar junto da comunidade o meritório trabalho desenvolvido pelas instituições parceiras que marcariam presença neste evento e as suas atividades, irá realizar-se uma “Mostra Social Virtual”. O objetivo da mostra social é divulgar a oferta social existente no concelho, promovendo as atividades das instituições, os seus mecanismos de intervenção e a cooperação institucional, valorizar e divulgar os serviços e os projetos existentes na área social no município, promover o seu conhecimento junto da população e reforçar e consolidar a cultura de rede e de parcerias abertas e eficazes.

A vereadora da Ação Social sublinha que “apesar do momento excecional que vivemos não nos permitir estar juntas/os, não pudemos deixar de marcar presença com uma Mostra Virtual. O nosso maior objetivo é homenagear, divulgar, valorizar e reconhecer todos os parceiros da Rede Social no sentido de promover as atividades das instituições, os seus mecanismos de intervenção e toda a cooperação e meritório trabalho institucional, bem como todas as atividades e projetos do setor social deste município”.

“Esta Mostra Virtual vem mostrar e relembrar o sucesso das duas últimas edições, um trabalho de grande proximidade na comunidade com o objetivo de bem fazer pelo bem comum, atestado pelos momentos recentemente vividos no âmbito do COVID 19. A Rede Social esteve sempre presente nestes momentos difíceis de apoio e ajuda a quem mais precisou”, destacou ainda Maria José Coelho.

Na Mostra Social, o Município conta com as seguintes entidades parceiras: Agrupamento de Escuteiros 299 Mangualde; AMARTE; APPDA; Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal – ACAPO; Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres; ACCIG (Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género), Rotary Club de Mangualde – Universidade Sénior; Associação De Solidariedade De Contenças de Baixo; Associação Social Cultural e Recreativa da Freixiosa; Centro Paroquial de Alcafache; Centro Paroquial de Cunha Baixa; Centro Paroquial de Santiago de Cassurrães; Centro Social Cultural Paroquial de Mangualde; Centro Social Paroquial de Abrunhosa-a-Velha; Centro Social Paroquial de Chãs de Tavares; Centro Social Paroquial de Fornos de Maceira Dão; Conferência S. Vicente de Paulo; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Mangualde; EAPN – Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza); Espaço de Reabilitação e Intervenção Psicoeducacioal – 5 Sentidos; Fraternidade Nuno Álvares; Grupo de Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Mangualde; Instituto do Emprego e Formação Profissional – IEFP; Instituto Português do Desporto e da Juventude – IPDJ; Núcleo Pais em Rede – Mangualde; Obra Social Beatriz Pais, Raúl Saraiva; e Santa Casa da Misericórdia de Mangualde

PROGRAMA
13 de junho, sábado
Início Mostra Social Virtual

Consulte aqui o Vídeo

. Programa da Mostra Virtual
. Mensagem Vereadora da Ação Social
. Apresentação dos serviços de Ação Social da CMM

15 de junho, segunda-feira

-> 9:00

Mostra Social Virtual – divulgação de vídeo nas redes sociais do município
. Gabinete de Psicologia do Município – “Emoção e Sentimento”
. Bons Velhos Tempos – Animação Sénior em Itinerância
. Pontos e Encontros

Consulte aqui o Vídeo

16 de junho, terça-feira

-> 9:00

Mostra Social Virtual
. 5 sentidos
. ACAPO
. ACCIG (Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género)
. Associação Social Cultural e Recreativa da Freixiosa

Consulte aqui o Vídeo

 -> 14:00

Workshop “Autismo em Casa”

. APPDA
Local: Por videoconferência, através da plataforma Microsoft Teams
Inscrições: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas através do preenchimento do formulário de inscrição (aqui) ou através do e-mail sara.saraiva@cmmangualde.pt

Apresentação: Esta apresentação terá como objetivo principal passar algumas estratégias práticas aos pais e cuidadores de crianças e jovens com PEA durante este tempo de confinamento. Para além das mudanças drásticas na rotina, que por si só representam um potenciador enorme de comportamentos disruptivos, todo o stress adicional da situação atual e o aumento do tempo passado juntos também contribuem para um aumento nos desafios diários. Algumas sugestões e explicações ajudaram a perceber melhor o impacto que o comportamento do adulto tem no comportamento da criança ou jovem, e como pequenas mudanças podem ajudar a gerir uma situação complexa e torná-la mais fácil para todos.

Apresentador: A Nicole Dias concluiu a sua licenciatura em Psicologia Clínica, no ISPA (Instituto de Psicologia Aplicada), em Lisboa, em 2005. É membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especializada em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação. Em 2006 ela juntou-se à primeira equipa ABA em Portugal. Depois, em 2008 a Nicole cofundou o Centro ABA e posteriormente, em 2013, a Nurture and Nature, empresa da qual ainda é diretora técnica.  Concluiu o seu mestrado em Psicologia Clínica em 2010 e terminou a sua qualificação em Análise Comportamental, através do FIT (Florida Institute of Technology) em 2013.

A Nicole trabalha com atrasos globais do desenvolvimento, maioritariamente autismo, preferindo intervir no contexto natural em parceria com pais e professores. A sua experiência nesta área ultrapassa 15 anos de dedicação e formação. Para além de implementar intervenções e supervisionar equipas clínicas, ela presta consultoria, faz formação e dedica o seu tempo à divulgação e promoção da Análise Comportamental em Portugal. Presta consultoria e formação à APPDA-Viseu.

 

17 de junho, quarta-feira

-> 9:00

Mostra Social Virtual
. Centro Paroquial da Cunha Baixa
. Centro Paroquial de Alcafache
. Centro Social Cultural da Paróquia de Mangualde

Consulte aqui o Vídeo

18 de junho, quinta-feira

->9:00

Mostra Social Virtual – divulgação de vídeo nas redes sociais do município
. Centro Social Paroquial de Abrunhosa a Velha
. Centro Social Paroquial de Chãs de Tavares
. EAPN

Consulte aqui o Vídeo

-> 18:30

Workshop “Como motivar os miúdos para as aprendizagens escolares fazendo uso das novas ferramentas!”
. Cinco Sentidos – Espaço de Reabilitação e Intervenção Psicoeducacional
Local: Por videoconferência, através da plataforma Zoom
Inscrições: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas através do preenchimento do formulário de inscrição (aqui) ou através do e-mail sara.saraiva@cmmangualde.pt
Público Alvo: para pais, professores e todos os interessados

Apresentação: Esta formação tem como objetivo a partilha de ferramentas que promovam a leitura, escrita, matemática e raciocínio lógico-dedutivo de forma apelativa, significativa e interativa.
Serão exploradas algumas aplicações para o telemóvel, alguns softwares educativos e plataformas digitais, grátis, que permitem a criação de jogos engraçados para tornar as aprendizagens mais divertidas

Apresentador: Teresa Sousa

 

19 de junho, sexta-feira

-> 9:00

Mostra Social Virtual – divulgação de vídeo nas redes sociais do município
. IPDJ
. Núcleo Pais em Rede
. Obra Social Beatriz Pais Raul Saraiva
. Rotary Club de Mangualde – Universidade Sénior
. Santa Casa da Misericórdia de Mangualde

Consulte aqui o Vídeo

-> 14.00 – 16h00

Workshop “Envelhecimento, Doença Mental e a Prestação de Cuidados às Pessoas Idosas: O Estatuto do Cuidador Informal”

. EAPN
Local: Por videoconferência, através da plataforma Zoom – inscrição obrigatória
Inscrições: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas obrigatoriamente até ao próximo dia 12 de junho, através do preenchimento do formulário de inscrição (aqui) ou por e-mail sara.saraiva@cmmangualde.pt
Público Alvo: Técnicos das Áreas das Ciências Sociais e Humanas e de Ação Social, Cuidadores Formais e Informais;

Apresentação: O envelhecimento é um processo que acontece ao longo de toda a existência do indivíduo, e que é influenciado não só pelas características inatas e biológicas do ser humano, mas também de toda a conjuntura ao seu redor, contribuindo para que o percurso de cada pessoa seja único. Em cada fase do seu ciclo de vida vão acontecer mudanças, perdas e ganhos, que cada pessoa tenderá a superar. Todavia, a última fase deste ciclo, a velhice, pode trazer desafios acrescidos, advindos das múltiplas perdas e declínios que se poderão fazer sentir. A doença mental e os problemas neurológicos em fases avançadas de vida são uma realidade da qual a sociedade não se pode alhear, uma vez que muitas das pessoas com este tipo de patologias poderão necessitar dos cuidados de outrem durante um longo período de tempo, como é comum em situações de demências, por exemplo. Até agora, quer as pessoas cuidadas quer os seus cuidadores informais, não tinham um estatuto próprio e poucas eram as medidas de apoio a que tinham acesso. Neste momento, um conjunto de legislação está em publicação de modo a que se criem respostas mais adequadas para colmatar as necessidades destas pessoas. Com esta Oficina pretende-se dar uma noção sobre o Estatuto do Cuidador Informal, partindo das necessidades que as pessoas idosas e os seus cuidadores manifestam a partir da sua experiência de cuidar.

Objetivos Gerais:

  • Reconhecer o Envelhecimento enquanto um processo contínuo ao longo da vida;
  • Compreender a velhice enquanto última fase do Ciclo de Vida do indivíduo e as suas tarefas desenvolvimentais;
  • Sensibilizar para a possibilidade de existência de problemas de saúde mental nas pessoas idosas;
  • Dar a conhecer as implicações que os problemas de saúde mental podem ter a nível da autonomia e da funcionalidade das pessoas de mais idade;
  • Elucidar sobre o Estatuto do Cuidador Informal.

Conteúdos:

  • Envelhecimento e velhice: uma fase de mudanças na vida dos indivíduos;
  • Problemas de saúde mental mais comuns na velhice;
  • Desafios da prestação de cuidados às pessoas de mais idade;
  • O Estatuto do Cuidador Informal.

Metodologia:

– Exposição oral, diálogo e debate de ideias relacionadas com o tema.

-Dinamizador(a): Emília Vergueiro

  • Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Psicóloga Especialista nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicogerontologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; pós-graduada em Neuropsicologia Clínica – do diagnóstico ao Tratamento, e em Intervenção Neuropsicológica – Avaliação e Reabilitação; Psicoterapeuta com Especialização em Psicoterapias Construtivistas pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas. Técnica do Centro de Apoio Alzheimer Viseu desde 2015, onde acompanha cuidadores (formais e informais) e pessoas com demência e seus familiares.

 





Mais Notícias

  • 14 Setembro, 2020

    Vítimas do Acidente Ferroviário de Al - Ler mais

  • 4 Setembro, 2020

    Street Art na Rua Joaquim Agostinho | M - Ler mais

  • 2 Setembro, 2020

    Iniciativa do Município de Mangualde e - Ler mais

  • 2 Setembro, 2020

    Pelo quinto ano consecutivo a Câmara M - Ler mais

  • 2 Setembro, 2020

    Mangualde assinala Dia do Município co - Ler mais

  • 13 Agosto, 2020

    “Casal da Treta” em mais uma Ediç - Ler mais

  • 3 Agosto, 2020

    Intervenção conjunta da Câmara Munic - Ler mais

  • 31 Julho, 2020

    Aprovado Lançamento de Concurso para R - Ler mais

  • 30 Julho, 2020

    Mangualde cede Antiga Escola Primária - Ler mais

  • 28 Julho, 2020

    “30 Anos do Fim da Produção do 2cv - Ler mais

  • 28 Julho, 2020

    “Rotunda às Seis” Regressa em Agos - Ler mais

  • 28 Julho, 2020

    Já arrancaram as Obras de Repavimenta - Ler mais

  • 24 Julho, 2020

    Ministra da Coesão Territorial e Presi - Ler mais

  • 24 Julho, 2020

    1,5 Milhões de Euros para Requalifica - Ler mais

  • 24 Julho, 2020

    Mangualde realiza Ação de Sensibiliza - Ler mais