CM Mangualde

Mangualde acolherá Cerimónia de Homenagem a Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva


Iniciativa decorrerá no dia 27 de maio, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal

MANGUALDE ACOLHERÁ CERIMÓNIA DE HOMENAGEM A JORGE NOGUEIRA LOBO DE ALARCÃO E SILVA

EVENTO CONTARÁ COM A INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “MARCAS DE ROMANIZAÇÃO NO CONCELHO DE MANGUALDE”

 O Município de Mangualde acolherá, no dia 27 de maio, a cerimónia de homenagem a Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, historiador, professor e arqueólogo português. A iniciativa, que decorrerá na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, terá início pelas 21horas e contará com a inauguração da exposição “Marcas de Romanização no Concelho de Mangualde”, que ficará disponível até 3 de junho, com entrada livre. O evento terá continuidade com a apresentação de um filme/documentário, uma conferência com o mote “De Mérida a Viseu, passando por Mangualde, na época romana” tendo como orador Jorge de Alarcão, o momento de homenagem e, ainda, uma iniciativa de cariz musical.

Esta cerimónia, promovida pelo Município de Mangualde e pela Universidade Sénior de Mangualde, visa homenagear o Professor Doutor Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, enaltecendo o seu trabalho como professor, historiador e arqueólogo português.

O programa deste dia 27 de maio inicia com a inauguração da exposição “Marcas de Romanização no Concelho de Mangualde”, pelas 21h. A mostra, que poderá ser visitada até 3 de junho, contemplará peças de vestígios da romanização no concelho de Mangualde, e realiza-se com colaboração/cedência de espólio do Museu de Arqueologia de Viseu, Museu Grão Vasco, Sociedade Martins Sarmento de Guimarães, da Arqueohoje, da Associação Cultural Azurara da Beira e Arqueóloga Clara Portas. Estarão ainda patentes ao público peças da coleção de miniaturas da família José Barros de Viseu e de António Andrade de Nelas, alusivas à temática, bem como uma maquete da Citânia da Raposeira da autoria do Arquiteto Francisco Albuquerque.

Após a visita à exposição, já no auditório da Biblioteca Municipal, será apresentado um filme/documentário intitulado “Romanização em terra dos Araocelenses” da autoria de João Carlos Alves, Presidente da Universidade Sénior, e Grupo Peixoto, ao qual se seguirá a conferência “De Mérida a Viseu, passando por Mangualde, na época romana”, pelo ilustre Professor Doutor Jorge de Alarcão.

O momento de homenagem a Jorge de Alarcão decorrerá após a Conferência referida e será protagonizado por Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, por João Carlos Pinto Ramos, Diretor da Universidade Sénior de Mangualde e contará com a presença de Delfim Ferreira Leão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

O evento terminará pelas 23h com um momento musical interpretado pelo Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra, seguindo-se o encerramento e entrega de lembranças.

Paralelamente, os presentes poderão ainda apreciar a pintura de Aires dos Santos, alusiva ao tema, a doçaria conventual de Arouca e a ginja Vitor de Carregal do Sal.

Cartaz.pdf





Mais Notícias

  • 28 Novembro, 2022

    Mangualde assinalou o Dia Europeu da Pr - Ler mais

  • 25 Novembro, 2022

    Autarquia de Mangualde celebra Protocol - Ler mais

  • 23 Novembro, 2022

    Mangualde celebra o Natal com Festa Tem - Ler mais

  • 21 Novembro, 2022

    Concerto Assinala 25.º Aniversário da - Ler mais

  • 18 Novembro, 2022

    Dia Europeu da Proteção das Crianças - Ler mais

  • 15 Novembro, 2022

    Dia Internacional pela Eliminação da - Ler mais

  • 14 Novembro, 2022

    Primeiro Cross Bruno Albuquerque (Faís - Ler mais

  • 14 Novembro, 2022

    Biblioteca Municipal de Mangualde assin - Ler mais

  • 10 Novembro, 2022

    Município de Mangualde abre Discussão - Ler mais

  • 5 Novembro, 2022

    Está oficialmente aberta a Feira dos S - Ler mais

  • 4 Novembro, 2022

    Presidente da Câmara de Mangualde reun - Ler mais

  • 29 Outubro, 2022

    Presidente da Câmara Municipal de Mang - Ler mais

  • 27 Outubro, 2022

    Sessão de Expressão Plástica e Artí - Ler mais

  • 27 Outubro, 2022

    Exposição de Artista Mangualdense rec - Ler mais

  • 24 Outubro, 2022

    Mangualde recebeu o Governador do Distr - Ler mais