CM Mangualde

Património e TIC, um Link para o Conhecimento’ | Município de Mangualde dá Corpo ao Projeto


‘PATRIMÓNIO E TIC,

 UM LINK PARA O CONHECIMENTO

Município de Mangualde dá corpo ao projeto através

 do Serviço de Gestão do Património Cultural e Arqueologia

 A Câmara Municipal de Mangualde, através do serviço de Gestão do Património Cultural e Arqueologia, dá corpo ao projeto ‘Património e TIC, um link para o conhecimento’. O projeto visa a aproximação da população com o seu património, assim como a sua salvaguarda. Através deste presta-se um serviço ao turismo cultural e difunde-se conhecimento.

 O projeto ‘Património e TIC, um link para o conhecimento’ envolve, numa primeira fase, 50 bens do património cultural do território concelhio e a respetiva colocação de QR Codes em cada um desses bens. Pretende-se, desta forma, divulgar conteúdos breves, mas objetivos, que proporcionem aos visitantes e às populações locais a compreensão histórica, arquitetónica e cultural de alguns dos bens patrimoniais do concelho.

 O recurso às novas tecnologias de informação permite a divulgação e o fornecimento de conteúdos e conhecimento in loco (através de smartphones e/ou tablets que o visitante tiver na sua posse) que, de outra forma, não seriam obtidos com facilidade.

O desenho do programa teve como etapas a seleção dos bens patrimoniais, num racional que levou em linha de conta a distribuição relativamente equitativa em termos geográficos, bem como a relevância dos bens, o alojamento no site do Município dos conteúdos relativos a cada bem, a geração dos QR Codes e a sua colocação nos bens.